
Seja bem vindo ao nossa página web sobre a Célula e sua constituição.
​
Aqui poderá desfrutar de conteúdos científicos e mais ligações para outros de grande utilidade para a sua formação e pesquisa independente.
​
Somos estudantes do Curso Superior em Ensino da Biologia, da Escola Superior Pedagógica do Cunene, em Ondjiva - Angola.
A CITOLOGIA
A Citologia é um dos ramos das ciências naturais e a sua história está intimamente relacionada com o advento do microscópio.
​
A palavra provém do grego, onde kytos = célula e logos = estudo.
​
A Citologia ou Biologia Celular é a ciência responsável pelo estudo das células. Estuda a estrutura, a composição e a fisiologia das células, através das membranas celulares, do citoesqueleto, das organelos citoplasmáticos e dos componentes nucleares.
​
​Praticamente todas as transformações funcionais e físico-químicas do organismo têm lugar na arquitetura molecular da célula, pelo que o conhecimento da sua organização submicroscópica ou ultra-estrutural é de interesse fundamental.
​
A Célula
O que é uma Célula?
A Célula é entendida como a unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Segundo o dicionário básico de biologia (2007), esta representa a estrutura fundamental dos seres vivos.
​
Normalmente as células apresentam-se em forma microscópica e em forma de uma membrana plasmática.
​
A constituição da célula obedece a existência do DNA (Ácido Desoxirribonucléico, do RNA (Ácido Ribonucléico), Ribossoma e Enzimas para o seu metabolismo.
Destaques
A história da Célula

A vida celular

Qual é a origem da Célula?
O pioneiro nas pesquisas com células foi o cientista inglês Robert Hooke. Foi ele quem, em 1665, fez a primeira observação de uma célula ao examinar um pedaço de cortiça em seu microscópio. Foi ele ainda quem utilizou pela primeira vez o termo “célula” para fazer referência aos espaços que havia observado na cortiça.
Caracterização da Célula
A célula possui uma estrutura e organização própria necessária a vida. É muito pequena mas extremamanete complexa.
​
As céluas precisam de mecanismos que lhes permitam obter e usar a energia no caso da reprodução, ingestão, digestão e excressão de alimentos. Todas essas funções fazem da célula uma unidade.
​
Além das suas especificidades, as células caracterizam-se fundamente em função das suas tipologias procarioticas e eucarioticas.
